TESTES ORTOPEDICOS

Abaixo.

O que é o teste de Neer? #

O teste de Neer é um exame físico utilizado para avaliar a presença de impacto subacromial no ombro, uma condição em que os tendões do manguito rotador ficam irritados ou comprimidos quando passam sob o arco ósseo do acrômio. Esse teste é comumente realizado para diagnosticar problemas como bursite subacromial ou tendinite.

Como o teste de Neer é realizado: #

  1. O paciente fica em pé ou sentado.
  2. O médico posiciona uma das mãos na escápula do paciente para estabilizar o ombro.
  3. Com a outra mão, o médico levanta passivamente o braço do paciente à frente, em um movimento de flexão do ombro, até que esteja próximo da orelha ou em uma posição de elevação completa.
  4. Durante esse movimento, o braço do paciente permanece em rotação interna, com o polegar apontando para baixo.

Resultado: #

  • Positivo: O teste é considerado positivo se o paciente sentir dor durante o movimento, indicando possível impacto subacromial ou irritação nos tendões.
  • Negativo: Ausência de dor ao realizar o movimento, o que sugere que não há sinais de impacto.

Esse teste é frequentemente combinado com outros exames físicos para confirmar um diagnóstico mais preciso sobre a condição do ombro.

O que é o teste de Jobe? #

Teste para avaliar irritação do manguito rotador

O paciente faz elevação ativa do membro superior (no plano da escápula) em extensão e rotação interna contra a resistência oposta pelo examinador, posição que sensibiliza a tensão exercida no tendão do supra-espinhal. A resposta poderá ser apenas dor na face antero-lateral do ombro, acompanhada ou não de diminuição de força ou mesmo da incapacidade de elevar o membro superior indicando desde tendinites até roturas completas do tendão.

O que é o teste Hawkins? #

Esse teste é realizado para avaliação de síndrome do impacto subacromial e lesões no tendão supraespinhal, tendão da cabeça longa do bíceps, bursa subacromial e articulação acromioclavicular.

Como é realizado o teste de Hawkins Kennedy?
Para realização desse teste, o paciente pode estar em pé ou sentado (a).

Então, o paciente deverá manter seu ombro flexionado em 90º, com o cotovelo também flexionado em 90º.

A seguir, o fisioterapeuta ou médico ortopedista deverá apoiar sua mão sobre o ombro a ser testado.

Dessa forma, o ombro ganha estabilidade e o profissional garante que o ombro ficará flexionado da maneira correta.

Com a outra mão, o outro braço do paciente deve ser internamente girado, de forma passiva.

Nesse momento, pode-se avaliar o paciente: caso o paciente apresente dor no momento da rotação interna, o resultado do teste de Hawkins Kennedy é considerado positivo.

Entendendo o teste Hawkins Kennedy
Durante a realização desse teste, a flexão do ombro, associada à rotação interna promove a redução do espaço entre a cabeça do úmero e a parte inferior do acrômio.

Dessa forma, há compressão das estruturas moles da região (os tendões, por exemplo).

Nessa região, encontramos o tendão supraespinhal, bem como a bursa subacromial, estruturas que podem encontrar-se inflamadas.

E assim, o resultado do teste é positivo, pois, o paciente sente dor no momento da compressão dessas estruturas já acometidas por um processo inflamatório.

Mas, vale lembrar que esse é somente um dos testes físicos ortopédicos que podem ser realizados durante o exame físico de um paciente.

Ou seja, é essencial incluir outros testes físicos ortopédicos, bem como exames de imagem para complementar a avaliação e só assim determinar o diagnóstico do quadro com precisão.

ENFERMIDADES:

O que é Lesão do manguito rotador?

As rupturas deste grupo muscular são muito comuns. O músculo mais susceptível a rupturas é o supra-espinhal. Essas rupturas podem acontecer por traumas, microtraumas, doenças inflamatórias, impacto subacromial ou por processos degenerativos associados com o envelhecimento.

(Fonte: https://www.cirurgiadeombroecotovelo.com.br/lesao-do-manguito-rotador/)

O que você achou?
Updated on 9 de Outubro de 2024