Entendendo a cegueira

Pessoas cegas podem ter diferentes graus de visão. Engana-se quem acha que só há um tipo de deficiência visual.

O que é cegueira?  #

Como dissemos no início deste texto, há diversas pessoas que são classificadas como cegas e ainda possuem algum grau de visão. O grau de deficiência visual é medido em uma escala da OMS que avalia dois fatores: 

  • Acuidade visual: capacidade de reconhecer objetos a diferentes distâncias. Essa medida também é usada na hora de determinar o grau de miopia ou hipermetropia de uma pessoa.
  • Campo visual: essa característica mede a amplitude do alcance do olhar, o que influencia, por exemplo, na capacidade de visão periférica do indivíduo. 

Dentro da escala, há 5 categorias de deficiência visual. Os graus 3, 4, e 5 definem diferentes tipos de cegueira: parcial, legal e total. Apenas no tipo total o indivíduo não possui nenhuma percepção de luz. 

As duas primeiras categorias especificam graus de visão subnormal, incluindo quem possui baixa visão.  

A distinção entre essa categoria e a cegueira é a capacidade de realizar algumas tarefas do dia a dia sem necessidade de adaptação, como ler textos que não estão em braile.  

No caso de quem possui baixa visão, a capacidade de enxergar do indivíduo pode melhorar com tratamentos. Alguns exemplos de doenças que podem causar baixa visão em estágios avançados são o glaucoma e a retinopatia

É identificado pela CID H54.

O que é visão 20/20? #

Com o objetivo de ter um método objetivo de análise, o oftalmologista Snellen no seculo 19 então desenvolveu sua tabela de avaliação da acuidade visual, a qual possui letras, chamadas de optotipos, de 5 minutos de arco, em que cada detalhe desses optotipos compreende 1 minuto de arco. 

Snellen atribuiu como referência padrão a capacidade de reconhecimento dos optotipos de 5 minutos de arco a uma distância de 20 pés (correspondente a 6 metros), sendo esta a visão de 20/20, ou visão 100%.

20/20 é uma fração. O primeiro é o “numerador”; o segundo é o “denominador”. O numerador é a distancia da tabela. O denominador indica a distancia que uma pessoa com visão normal veria a imagem.

Exemplificando a partir da imagem acima: se a 20 pés um paciente só consegue enxergar até a linha 5, temos que sua acuidade visual é de 20/40, ou seja, o que ele está vendo a 20 pés ou 6 metros, uma pessoa em condições de plena capacidade visual conseguiria ver a 40 pés ou 12 metros.

Ou seja, em visão normal a pessoa consegue enxergar a linha 8 a pelo menos 20 pés de distancia do quadro, o que corresponde a aproximadamente 6 metros.

Para uma carteira de motorista categoria B (carro), por exemplo, a visão deve ser igual ou melhor do que 20/30. Nesse caso, o cidadao nao conseguiu enxergar a 20 pés aquilo que uma pessoa com visão normal enxergaria a 30 pés.

Vejamos essa tabela:

A categorização de cegueira pela OMS é definida como acuidade visual pior que 20/400 no melhor olho.  Assim, o cidadao nao enxerga a 20 pés aquilo que uma pessoa com visao normal enxerga a 400 pés de distancia.

Portanto:

O que devo saber? #

A pessoa apresentará algum grau de deficiência visual se o exame dela apontar resultado de 20/70 ou 20/80 ou 20/90… e assim por diante. Quanto maior o denominador ”/70”, “/90”, “/100”, maior é o grau da deficiência visual.

O motorista profissional, por exemplo, pode ficar impedido de renovar sua habilitação se sua visão estiver comprometida.

Perceba, ainda, que,se exame indica visão 20/200, a pessoa já apresenta cegueira legal (conta dedos).

Para fins de benefício assistencial, por exemplo, no minimo, deve haver uma cegueira moderada em ambos os olhos a partir de 20/100 em cada olho mesmo com uso de óculos (com correção).

Vejamos um laudo médico oftalmológico de caso de BPC/LOAS concedido:

Screenshot

No caso acima, o laudo indicou olho direito com percepção de vultos (20/400) e o olho esquerdo com visão subnormal 20/100 cuja cegueira tem como causa a diabetes de causou retinopatia.

A retinopatia é uma doença que afeta a retina, que é uma membrana no fundo do olho que recebe a imagem a envia para o cérebro. Essa é a maneira simples de explicar. O que acontece é que a retinopatia diabética causa o surgimento de vasos sanguines (novos) que podem se romper causando sangramento dentro do olho e,com isso, afetando a visão. É muito comum também que o surgimento desses vasos cause um descolamento da retina.

Exame indicado: #

Retinopatia Diabetica: #

Exame de fundo de olho realizado por medico oftalmologista.

O que você achou?
Updated on 1 de Setembro de 2024